top of page
17953160032646596_edited.png

Formação acadêmica

Atividades

relacionadas à 

pesquisa.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

fORMAÇÃO ACADÊMICA

Aprovação na Defesa do Doutor, com o plano de Tese intitulado "Enciclolibras: produção sistematizada de sinais-termo em língua de sinais brasileira em novos eixos temáticos: LSB e LGP: ("Proposta Enciclopédica: EncicloSigno em contexto") - 05 de janeiro de 2021, sob orientação da Profa. Dra. Enilde Faulstich. 

 

Resumo:

A linguagem especializada é o campo primordial da Terminologia e cada vez mais as línguas de sinais têm-se debruçado por meio de pesquisas em sua ampliação lexical. O sinal-termo constitui a unidade conceitual semântica das línguas de sinais. Porém, observou-se que ainda há lacunas terminológicas na Língua de Sinais Brasileira (LSB) em diversos campos, o que tem impactado o desenvolvimento científico da comunidade surda. O recorte desta pesquisa está circunscrito à terminologia na área de Ciências Naturais, especificamente sobre os sistemas do Corpo Humano, com foco nos sistemas cardíaco, respiratório e reprodutor. O objetivo geral foi analisar o corpus linguístico, a fim de compreendê-los a partir de uma perspectiva terminológica e produzir um material digital, bilíngue, acessível, com sinais-termo dessa temática. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou a metodologia de discussão e interação em grupos de pesquisa, compostos por surdos, que buscaram, mediante o levantamento de dados, analisá-los a partir de uma perspectiva terminológica e estabelecer um conjunto de dados que pudessem relacionar devidamente os conceitos em LSB e em Língua Portuguesa e fundamentar as devidas correlações existentes entre ambas as línguas. Após esta etapa, nos debruçamos metodologicamente para a criação de sinais-termo de acordo com o contexto. Com o sinal-termo criado, houve a possibilidade do desmembramento do próprio sinal, a sua realização em partes tendo uma base para a sua execução. A essas partes que são acopladas à base do sinal, denominamos de Morfema-base conectados. Com a compreensão analítica sobre os sinais-termo, criamos uma abordagem teórica sobre a gramática das línguas de sinais denominada Visologia Corporal, que se traduz por uma leitura visual do corpo e da mente do emissor, o que influencia decisivamente nas escolhas lexicais e terminológicas, a partir de um cenário tridimensional. Este estudo permitiu a criação de um material enciclopédico digital contextualizado, amparado em tecnologia visual, denominado “EncicloSigno em contexto”, demonstrado por meio de um site acessível composto por uma terminologia científica, que valoriza todos os recursos que esse tipo de pesquisa possa demandar.

Palavras-Chave:  Terminologia, Sinal-termo, Língua de Sinais - educação

 

Aprovação na Defesa do Mestrado, com o plano de dissertação intitulado “Proposta de modelo de Enciclopédia Visual Bilíngue Juvenil: Enciclolibras” – 31 de agosto de 2012, sob orientação da Profa. Dra. Enilde Faulstich.

 

Resumo:

Esta dissertação apresenta um modelo de Enciclopédia Visual Bilíngue Juvenil, denominada por nós Enciclolibras, desenvolvida dentro da linha de pesquisa em Léxico e Terminologia. O objetivo é sistematizar um campo semântico específico, com vocabulário especializado, que representa conceitos e significados, seguindo os princípios das teorias lexicais e terminológicas aplicadas aos sinais que são usados na Língua de Sinais Brasileira – LSB. Elegemos o campo semântico relativo ao Corpo Humano para estudo de conceitos e validação de sinais já existentes e novos. A metodologia seguida foi a da pesquisa qualitativa, com coleta de dados, que decorre de quatro procedimentos: a) criação de sinais em Libras, que representem o corpo humano; b) validação dos sinais criados; c) elaboração de proposta de material didático, com foco no aprendizado da Língua de Sinais Brasileira e do português e d) a criação de material didático ilustrado. A Enciclolibras foi projetada para, principalmente, os Surdos jovens. Os resultados obtidos incluem 126 verbetes em Libras. O material didático, denominado Enciclolibras, foi concebido para explicar em Libras conceitos e significados complexos, relativos ao corpo humano. Esperamos que esse modelo possa fornecer suporte para elaboração de materiais didáticos que integrem recursos visuais da Libras e o português escrito nas atividades educacionais. Além disso, esperamos oferecer condições adequadas para a concepção de conceitos e de significados por estudantes Surdos, durante o processo de educação cientifica, por meio de linguagem satisfatória e suficiente.

 

Palavras-Chave: enciclopédia visual, surdos, Libras, Enciclolibras, português, Bilinguismo, Lexicologia, Terminologia.

 

 

Projetos de Pesquisa

 

 

- Pesquisa em Lexicologia e Terminologia em LSB, vinculada ao Centro Lexterm. Observatório da Libras, nos três primeiros meses com apoio da ONG Acessibilidade Brasil e o Centro Educacional 06 de Taguatinga. Atualmente, com o apoio da Escola Bilíngue Libras e Português-Escrito de Taguatinga. Participação direta de 4 pesquisadores: Saulo Machado, Messias Ramos Costa, Rogério Feitosa e Renata Rezende. Coordenação: Sandra Patrícia de Faria do Nascimento. Orientação e apoio: Professora Doutora Enilde Faulstich. Apoio - Centro Lexterm vinculado ao LIP/UnB. (2012-Atual).

 

- Membro integrante e responsável pela Região Centro-Oeste na pesquisa colaborativa entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de Brasília (UNB): “Inventário da língua brasileira de sinais”, ano 2013.

 

- Membro e colaborador do Laboratório de Linguística de Língua de Sinais Brasileira – LabLibras, da Universidade de Brasília – UnB, ano 2013.

 

Comissão para Elaboração da Terminologia do Corpo Humano em LGP

 

No âmbito das atividades do Language and Sign Language Research Lab do CIIS, foi nomeada a Comissão para a elaboração da terminologia do corpo humano em LGP:

Investigadores surdos:

  • Messias Ramos Costa (Universidade Brasília)

  • Helena Carmo (UCP)

  • Mariana Couto (NOVA Medical School)

  • Amílcar Morais (CED Jacob Rodrigues Pereira)

Investigadores Ouvintes

  • Paulo Carvalho (CED Jacob Rodrigues Pereira)

  • Taynã Naves (UCP)

  • Neide Gonçalves (UCP)

 

Grupo de Pesquisa

 

- Grupo de Estudo e Pesquisa em Libras – GEPLIBRAS, no Laboratório de Linguística de Língua de Sinais Brasileira – LabLibras, da Universidade de Brasília – UnB, ano 2013.

 

Produção Didático-Pedagógica

 

Participação em Publicações

 

 

- Participação na produção da obra literária: Curso prático de LIBRAS – Autores: Edeilce Aparecida Santos Buzar, Messias Ramos Costa e Sandra Patrícia de Faria do Nascimento. Editora IBPEX 2009, no prelo.

 

- Produção da imagem fotográfica no livro intitulado: “Um olhar sobre a Morfologia dos Gestos”, de Sandra Nascimento e Margarita Correia. PRO_LGP: Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa. Editora: Universidade Católica, 2011.

 

- Produção da obra literária Kit Libras: livro, DVD em 3D e jogos em Língua de Sinais. Início no ano de 2012 e previsão de término para o ano de 2014.

 

 

Desenvolvimento de site, criação de blog e logotipo

 

 

- Desenvolvimento da página específica para a disciplina de LIBRAS - link no site da Universidade de Brasília (UnB), 2013. Ainda em construção.

http://lip.unb.br/index.php/nucleos-de-pesquisa/lablibras

 

- Desenvolvimento da página LabLibras - link no site da Universidade de Brasília (UnB) 2013.  Ainda em construção.

www.lablibras.unb.com.br

 

 

- Criação do Blog do Messias, http://www.blogdomessias.com/ Objetivo: informar e instruir em Libras as pessoas surdas sobre as ações da comunidade surda no Distrito Federal e demais estados brasileiros. Ano, 2013.

 

- Criação do logotipo em comemoração aos 15 anos do Curso de Licenciatura em Português do Brasil como segunda Língua – PBSL. Ano, 2013.

 

Apresentação de Trabalho

 

 

- COSTA, Messias Ramos. Proposta de um modelo de Enciclopédia Visual Bilíngue Juvenil: ENCICLOLIBRAS. VI Semana de Estudos Lexicais. 19 de outubro de 2011, Universidade de Brasília – UNB.

 

- COSTA, Messias Ramos. Projeto Enciclolibras: um método para criação de sinais-termos. II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, setembro de 2012, Universidade Federal do Pará/Belém.

 

- Oficina: Ensino de Libras como L2 para falantes do Português: distanciamento estrutural entre as duas línguas e sucesso da aprendizagem nas aulas da UnB, coordenada pelos Professores de Libras do LIP: Gláucio de Castro Junior, Messias Ramos Costa e Patrícia Tuxi. Comemoração dos 15 anos do Curso de Licenciatura em Português do Brasil como segunda Língua – PBSL. Comissão organizadora: Professora Enilde Faulstich. 6 de dezembro de 2013.

 

 

Palestras ministradas

 

- “As poesias em LIBRAS”. Seminário Estadual em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos no PNE”. Evento promovido pela Federação Nacional de Integração dos Surdos/ DF, 10 de setembro de 2011.

- “Um direito de Pessoa Surda”. Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal, Brasília/DF. 05 de abril de 2012.

 

- “Dia Nacional da LIBRAS na AGU”. Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal, Brasília/DF. 25 de outubro de 2012.

 

- “LIBRAS: direito da pessoa surda”. I Fórum Regional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Evento promovido pela Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria – DF. 20 de setembro de 2012.

 

- “Proposta de modelo enciclopédia visual bilíngue juvenil: ENCICLOLIBRAS”. Seminário Estadual da Nova Política Educacional para Surdos no Instituto Federal do Piauí – IFPI, ano 2012.

 

Por favor, leia esta matéria. Obrigado - Opinião e Notícia

 

 

- “Projeto Enciclolibras: Um método para criação de sinais-termos”. Jornada Acadêmica de Pedagogia, Universidade Paulista – UNIP. 24 de outubro, 2012.

- “A educação bilíngue como meio de uma aprendizagem efetiva dos alunos surdos”. IV Seminário sobre o direito da criança surda crescer bilíngue. Associação dos Surdos do Maranhão – ASM. 23 de novembro de 2012.

- “LIBRAS”. Simpósio: 50 anos de Letras: memória e perspectivas. Centro de Excelência em Turismo – CET. Universidade de Brasília – UNB, 2012.

-“Educação Bilíngue para surdos (as): histórico, atualidade e perspectivas”. I Seminário Goiano de Educação Bilíngue. Associação dos Surdos de Goiânia – ASG. Senac, Goiânia, 07 de junho de 2013.

- “The Enciclolibras Project”. 6º Deaf Academy Congress: Sign Language and Deaf Culture – Lisbon, Portugal 18th July 2013 / Catholic University of Portugal.

- “Projeto Bilíngue”. IX Ciclo de Debate: Educação Bilíngue para Surdos. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, 10 de julho de 2013.

- “Escola Bilíngue”. I Seminário Regional de Educação e Inclusão da Pessoa Surda. Associação de Apoio aos Surdos do Alto Tietê - AASAT e Instituto de Ensino Superior – IES. Dracena – SP, 6 de Outubro de 2013.

- “Pessoas com surdez e educação bilíngue”. Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UNB). Disciplina: O Educando com Necessidades Educacionais Especiais, 23 de outubro de 2013.

- Participação no Senado Federal como representante da Universidade de Brasília: “Defesa do tema acessibilidade”. Semana de Luta das pessoas com deficiência. 16 de setembro de 2013.

Informações em: http://www.senadorpaim.com.br/verImprensa.php?id=4199-professor-cobra-atencao-do-mec-a-pessoas-surdas

 

ATIVIDADES RELACIONADAS À EXTENSÃO

 

- Elaboração de Projetos de Extensão

- Elaboração da disciplina de Libras para o curso de extensão específico para servidores do LIP e PPGL. Coordenadora do curso: Professora Doutora Enilde Faulstich. Professor ministrante: Messias Ramos Costa, ano 2011.

- Elaboração da proposta de Curso de LIBRAS específico para servidores do Banco Brasil. Coordenadora do núcleo de Libras: Profa. Enilde Faulstich / LIP. Elaboradores: Prof. Messias Ramos Costa/LIP-UnB e Prof. Saulo Machado/LIP-UnB.

 

APERFEIÇOAMENTO ACADÊMICO

 

Presença em eventos científicos

 

- Seminário de Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UNB).  – Aluna: Fabiane Elias Pagy, “Reduplicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, Mestrado / UnB – 15 de julho de 2011.

- VI Semana de Estudos Lexicais. Organizadoras: Professora Dra. Enilde Faulstich, Michelle Machado de Oliveira, Flávia de Oliveira Maía-Píres e Cleíde Lemes da Silva Cruz. 19, 20 e 21 de outubro, Universidade de Brasília – UNB. Ano, 2011.

- Conferência com Audrei Gesser, Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp: “O ouvinte e esse mundo desconhecido da surdez”. Realização: Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UNB). 25 de julho de 2012.

- Seminário Audismo e Gallaudet. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS/DF, 23 de Abril de 2012.

- II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística – 24 e 27 de setembro de 2012 – Universidade Federal do Pará/Belém. Minicursos: O uso dos sistemas de informação geográfica (GIS) na pesquisa linguística, ministrante: Dr. Xulio SOUSA – USC/Espanha; e, Neologismos: novos paradigmas teóricos e práticos, ministrante: Maria A. Barbosa – USP.

- IV Seminário: O direito da criança surda crescer bilíngue. Associação dos Surdos do Maranhão – ASM.  22 e 23 de novembro de 2012.

- Conferência Internacional com o professor Olivier Schetrit, Doutorando em Antropologia na L´Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales e Collège de France de Paris.  “A antropologia visual e a identidade surda: o mundo dos surdos em antropologia e arte”. Realização: Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UNB). 13 de maio de 2013.

- I Seminário Goiano de Educação Bilíngue. Associação dos Surdos de Goiânia – ASG. Senac, Goiânia, 06 e 07 de junho de 2013.

- 6 th Deaf Academy Congress: “Sign Language and Deaf Culture” – Lisbon, Portugal 18th – 20th July 2013 / Catholic University of Portugal.

- I Seminário Regional de Educação e Inclusão da Pessoa Surda. Associação de Apoio aos Surdos do Alto Tietê - AASAT e Instituto de Ensino Superior – IES. Dracena – SP, 04 a 06 de Outubro de 2013.

- Comemoração dos 15 anos do Curso de Licenciatura em Português do Brasil como segunda Língua – PBSL. Dias: 4,5 e 6 de dezembro de 2013, em horário integral. Local: Auditório do Instituto de Letras da Universidade de Brasília – UNB. Comissão organizadora: Professora Enilde Faulstich.

 

Presença em bancas de Mestrado e Doutorado

 

- Defesa Dissertação de Mestrado da aluna Marisa Dias Lima, intitulada: “Um estudo sobre aquisição de ordem e concordância no português escrito por surdos” - 11 de julho de 2011.

- Defesa Dissertação de Mestrado da aluna Fabiane Elias Pagy, intitulada: “Reduplicação na Língua Brasileira de Sinais (Libras)” – 25 de julho de 2012.

- Defesa Dissertação de Mestrado da aluna Cleomasina Stuart Sanção Silva Mendonça, intitulada: “Classificação nominal em Libras: um estudo sobre os chamados classificadores” – 26 de julho de 2012.

- Defesa Dissertação de Mestrado do aluno Francisco José Roma Buzar, intitulada: “Intersecionalidade entre raça e surdez – a situação de surdos(as) negros (as) em São Luis - MA” – 17 de Abril de 2012.

- Defesa Dissertação de Mestrado da Aluna Daniela Prometi Ribeiro, intitulada: “Glossário Bilíngue da Língua de Sinais Brasileira: criação de sinais dos termos da música”- 11 de novembro de 2013.

 

 

Aluno especial no PPGL/UNB

 

Participação como aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade de Brasília, disciplina: Lexicologia e Lexicografia, ministrada pela professora Dra. Orlene Lúcia de Saboia Carvalho.

 

Participação em curso de Extensão

 

Aluno no Curso de Línguas em vídeo: “Multilinguismo e Inclusão Cultural em Narrativas Audiovisuais”. Produção de DVD relacionado ao aprendizado no curso. Instituto de Letras / UnB, ano 2013.

 

OUTRAS ATIVIDADES

 

Participação na política educacional envolvendo o ensino em Libras

 

- 4º Encontro dia Nacional dos Surdos – 25 de setembro de 2011. Associação Desportiva dos Surdos de Brasília – Homenagem de líder para o Professor Messias Ramos Costa. Dia 25 de setembro de 2011. Horário: 08:00 às 19:00 Local: Ginásio Poliesportiva do Serejinho de Taguatinga Norte.

- Reunião com a Empresa Rybená, assunto: desenvolvimento de projetos na área da acessibilidade em parceria com a Universidade de Brasília. Projetos min-dicionário e enciclolibras. Ano, 2012.

- Reunião com a Secretaria de Educação da Assessoria do Vice-governador do GDF sobre a Lei que cria a Escola Bilíngue. 13 de janeiro de 2013. Informações no site:  http://wellington.com.vc/galeria/?gallery=228

- Reunião com o deputado Wellington Luiz sobre a Educação Bilíngue para os surdos. 11 de janeiro de 2013.

- Participação na Câmara Legislativa do Distrito Federal, tema: aprovação da primeira Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga. 24 de novembro de 2012. Informações no site:  http://bilinguesparasurdosja.com/2012/11/24/camara-distrital-de-brasilia-aprova-criacao-de-escola-bilingue-com-libras-como-primeira-lingua/ e http://bilinguesparasurdosja.com

- Participação no Congresso sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), assunto: inclusão das escolas para os surdos nos debates do PNE. 29 de maio de 2012.

​- Membro da comissão de organização da Escola Bilíngue no âmbito do Sistema Público de Ensino do Distrito Federal. Atuação na comissão como representante titular da Universidade de Brasília (UNB) e como representante suplente, Profa. Dra. Enilde Faulstich. Ano, 2013.

- Reunião com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos/ FENEIS como representante da Universidade de Brasília, no dia 29 de maio de 2013, no INEP, em Brasília, para discutir possíveis melhorias de atendimento às pessoas com deficiência auditiva e surdos no Enem e nas demais avaliações da Educação básica.

- Reunião com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos e com o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES como representante da Universidade de Brasília, no dia 03 de setembro de 2013, no INEP, em Brasília, para definição de propostas sobre possíveis melhorias de atendimento às pessoas com deficiência auditiva e surdos no Enem e nas demais avaliações da Educação básica.

- Participação na IV Conferência Distrital dos Direitos Humanos do Distrito Federal como representante da sociedade civil – UnB, ano 2013.

- No dia 27 de maio, os alunos e professores da Universidade de Brasília – UnB, receberem o broche da Campanha de Identificação de Usuários de Libras. O aluno surdo Saulo Machado representou o corpo discente e os professores Messias Ramos e Patrícia Tuxi representaram os docentes da instituição, ano 2013.

 

Entrevistas

 

- Entrevista para a Rede Globo no DF TV e no BrasilTV, tema: “Acessibilidade da Libras no DETRAN. Acesso no http://www.youtube.com/watch?v=WL-HG4-D3TE

- Entrevista na UnBTv sobre a defesa da Dissertação de Mestrado em 31 de agosto de 2012: “Proposta de modelo de Enciclopédia Visual Bilíngue Juvenil: Enciclolibras”.

- Entrevista para o Programa CONEXÃO CIDADÃ, TV COMUNITÁRIA no DF, canal 08 da NET. Tema: “Escola Bilíngue para Surdos”. Dezembro de 2012.

- Participação na Comissão julgadora do concurso de beleza “Miss Surda do Distrito Federal”, como representante da Universidade de Brasília. Setembro de 2013.

- Entrevista para a Tv Senador no Senado Federal, representante da Universidade de Brasília: “Defesa do tema acessibilidade”. Semana de Luta das pessoas com deficiência. Outubro de 2013.

- O Curso de Sinais Internacionais em Brasília chegou ao fim na tarde de hoje e foi um SUCESSO. Agradecemos ao professor Juan Druetta, aos participantes, a nossa parceira WASLI e ao apoio da UnB - Universidade de Brasília e do Rybená - Libras e Voz. 01/02/2014

 

Atividades: 

01 – Participar:

- 1º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, no período de 28 a 30 de novembro de 2016. Carga horária de 20 horas. – UFSC / Florianópolis, SC.

02 – Apresentado na mobilidade comunicação oral:

- I Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia – CONALIBRAS-UFU, promovido (a) pelo (A) Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado (a) no período de 23/11/2015 a 26/11/2015, sob a coordenação do (a) Eliamar Godoi. Universidade Federal de Uberlândia

03 – Participar:

- II Seminário de Educação Bilíngue para Surdos, com o tema “Educação Bilíngue para Surdos: perspectivas e possibilidades”, promovido pela Associação dos Surdos de Imperatriz – ASSIM, realizado no período de 20 e 31 de março de 2017, em Imperatriz-MA, com carga horária de 20 horas. – Associação dos Surdos de Imperatriz - ASSIM

04 – Palestrante:

II Seminário de Educação Bilíngue para Surdos, com o tema “Educação Bilíngue para Surdos: perspectivas e possibilidades”, promovido pela Associação dos Surdos de Imperatriz – ASSIM, realizando no período de 29 a 31 de março de 2017, em Imperatriz-MA. Palestras proferidas: “Movimento Nacional em prol da Escola Bilíngue para Surdos: A experiência do DF” (30/03/2017) e “A construção morfológica dos sinais-termo na Língua de Sinais Brasileira – LSB. Uma representação de conceito (31/03/2017)” - Associação dos Surdos de Imperatriz - ASSIM

05 – Pôster:

Apresentam o pôster intitulado FESTA JUNUNA: BREVE VOCABULÁRIO EM LSB no II Seminário Goiano de Educação Bilíngue, promovido pela Faculdade de Letras/UFG (Universidade Federal de Goiás), com registro n. FL-337 PROEC/UFG, realizado no período de 31 de maio de 2017, em Goiás/GO.

06 – Ministrar:

Minicurso intitulado Criação e Validação de Sinais-termo em Contexto Acadêmico no I Congresso Internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais que ocorreu de 13 a 16 de agosto de 2018.  Universidade de Brasília – UnB/DF

07 – Participar:

I Congresso internacional de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia das Línguas de Sinais com carga horária de 40 horas que ocorreu de 13 a 16 de agosto de 2018. Universidade de Brasília – UnB/DF

08 – Participar:

Seminário do Inventário Nacional da Libras no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, SC, no período de 08 e 09 de maio de 2017. Carga horária 16h. Florianópolis, SC.

09 – Mesa redonda:

“Língua Brasileira de Sinais e educação de surdos na Região Centro-Oeste” no Seminário do Inventário Nacional da LIBRAS no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, SC, no período de 08 e 09 de maio de 2017. Carga horária 16h. Florianópolis, SC.

 10 – Conferência:

“Enciclolibras: Construção de conceitos de sinais-termos na Língua de Sinais Brasileira – LSB”, no II Seminário internacional de Acessibilidade de Educação Especial e na III Jornada de Estudos Linguísticos em Língua de Sinais, no período de 08 a 10 de agosto de 2016 na Universidade Federal do Pará. UFPA/Belém

11 – Oficina:

“O Contexto da acessibilidade e da mobilidade urbana na LIBRAS”, no “1º Seminário de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda – SAMUPPS”, no auditório da Faculdade de Tecnologia – FT da Universidade de Brasília – UnB, realizado no dia 08/03/2017. Brasília/DF

12 – Participar:

“SignWriting interface for a Journal System”

“Interface em Escrita de Sinais para um Sistema de Revistas” was accepted as presentation 48 and presented live Online – July 23, 2015 at the SignWriting Symposium 2015.  By Messias Ramos Costa – Universidade de Brasília, Brazil.

13 – Mesa Redonda:

“A Educação Profissional para Pessoas com Necessidades Específicas: experiências exitosas”, no IV Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, no período de 1º a 4 de setembro de 2015. – Instituto Federal de Educação Profissional para Pessoas com Necessidades Específicas: experiências exitosas”, no IV Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva, no período de 1º a 4 setembro de 2015. IFB – Brasília.

14 – Participar:

“O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão) Lei numero 13.146/2015 – Desafios para Concretização de Direitos”, no dia 06 de 2016, no Senado Federal. Senado Federal – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. – Brasília/DF

15 – Participar:

Banca examinadora dos trabalhos submetidos à categoria temática: A (d)Eficiência, a Língua e o Surdo na Educação. Apresentados durante o III Colóquio de Linguagem e Surdez: A (d)Eficiência, a Língua e o Surdo, realizado no período 8 e 9 de junho de 2018 na Universidade Federal da Bahia. Salvador/Bahia

16 – Palestrante:

“Questões culturais perpassando o conceito de eficiência, a Língua e o Surdo” durante o III Colóquio de Linguagem e Surdez – A (d)Eficiência, a Língua e o Surdo realizado no período de 08 e 09 de junho de 2018 na Universidade Federal da Bahia. Salvador/Bahia

17 – Participar:

1º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, no período de 28 a 30 de novembro de 2016. Carga horária de 20 horas. Florianópolis/SC

18 – Palestrante:

Sinal-termo, Língua de Sinais e Glossário Bilíngue: Suas implicações no processo de Ensino e Aprendizado de Estudantes Surdos, realizada no dia 05 de outubro de 2017, com carga horária de 04 (quatro) horas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Gama/DF

19 – Mesa redonda:

O ensino de Matemática Bilíngue que queremos no Distrito Federal, na qualidade de debatedor, realizada no dia 02 de setembro de 2017, com carga horária de 04 (quatro) horas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Gama/DF

20 – Palestrante:

A construção de sinais-termo de Língua de Sinais Brasileira: Matemática e Ciências com duração total 2 (duas) horas durante o I Encontro de Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental do IFG – Campus Aparecida de Goiânia – uma perspectiva bilíngue realizado nos dias 06 e 07 de junho de 2018, no campus Aparecida de Goiânia. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

21 – Curso:

A Origem das Línguas de Sinais: Abordagem Semiológica, Linguística e Sociolinguística ministrado pela Dra. Ivani Fusellier Sousa da Universidade Paris 8, com carga horária total de 15 horas. Faculdade UnB planaltina (FUP), Área Universitária No 1 Vila nossa Senhora de Fátima - Universidade de Brasília

22 – Palestrante:

Concurso de Professores com Prioridade aos Surdos, Conforme PNE, no seminário “Desafios para a formação Educacional de Surdos no Brasil”, realizado em 24 de abril de 2018, no auditório térreo da OAB/DF. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal e a Comissão de Educação – Brasília/DF

23 – Palestrante:

A importância do Ensino da Língua Brasileira de Sinais nas Escolas, na palestra “Inclusão Escolar – O Direito à Efetiva Aprendizagem”, realizada em 27 de setembro de 2017, no plenário do mezanino da OAB/DF. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal e a Comissão de Educação – Brasília/DF

24 – Palestrante:

O orgulho de Ser Surdo, realizada em 20 de abril de 2016. II Fórum de Educação de Surdos da CRE – Gama no turno. IFB – Gama

25 – Cursista de extensão:

Ação de Extensão Escrita de Sinais – método Valerie Sutton – Curso, na Universidade de Brasília, no período de 15 de Abril de 2016 a 01 de Julho de 2016, com duração de 60 horas. Universidade de Brasília – UnB/ DF

26 – Pôster:

Apresentam o pôster intitulado GLOSSÁRIO DE LIBRAS: SINAIS DOS SHOPPING DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO no II Seminário Goiano de Educação Bilíngue, promovido pela Faculdade de Letras/UFG (Universidade Federal de Goiás), com registro n. FL-337 PROEC/UFG, realizado no período de 30 de maio de 2017, em Goiás/GO.

27 – Comissão TCC:

Condição de Membro Suplente, a Comissão Examinadora da Defesa de Monografia da aluna Inácio Antônio Athayde Oliveira, matrícula 14/0204032, intitulada “A construção do conhecimento algébrico: uma proposta de educação matemática bilíngue para estudantes surdos nos anos finais do ensino fundamental”, defendida e aprovada no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB), em 14 de maio de 2016, às 9h, na sala BT072. Universidade de Brasília/DF

28 – Participar de pesquisar:

Grupo de pesquisa de criação de sinais-termo da área de Música, produto da Tese Terminologia da Língua de Sinais Brasileira – LSB: Léxico bilíngue dos sinais-termo da Música, responsável pela professora pesquisadora Daniela Prometi. Todo o trabalho é desenvolvido no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas – LIP e o projeto se insere nos estudos linguísticos da Língua de Sinais e na linha de pesquisa Léxico e Terminologia desenvolvida no Laboratório da Linguística de Língua de Sinais (LABLIBRAS), da Universidade de Brasília. O grupo de criação de sinais-termo da Música teve o início desde o mês de março de 2017 até o presente momento. Universidade de Brasília/DF

29 – Palestrante:

A sua história de vida, articulando educação e surdez. A referida palestra ocorreu no dia 12 de dezembro de 2016. Disciplina Escolarização de Surdos e Libras vinculada ao Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF) no turno matutino. Universidade de Brasília – Faculdade de Educação/DF

30 – Palestrante:

A sua história de vida, articulando educação e surdez. A referida palestra ocorreu no dia 14 de dezembro de 2016. Disciplina Escolarização de Surdos e Libras vinculada ao Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF) no turno matutino. Universidade de Brasília – Faculdade de Educação/DF

31 – Participar de pesquisar:

Como ator e colaborador do Glossário Ilustrado do Meio Ambiente Libras – Português (GIMALP). O mencionado colaborador tem contribuído com o glossário online, GIMALP, desde o dia 28/07/2016 ate é o presente momento. Criadora do GIMALP: Cristiane Batista do Nascimento. Universidade de Brasília/DF

32 – Participar:

Jornada Acadêmica de Conferências língua de Sinais e iconicidade, ministrada pelo Prof. Dr. Christian Cuxac, e Estudos linguísticos a partir da abordagem francesa desenvolvida pela equipe de C. Cuxac, ministrada pela Profa. Dra. Ivani Fusellier Souza, professores da Université Paris 8, organizada pela coordenação do Curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira – Português como segunda Língua do LIP, IL, UnB, em parceira com a Universidade Federal do Pará, no dia 2 de agosto de 2016, num total de 4 horas. Universidade de Brasília – UnB/DF

33 – Certificado em homenagem:

Em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao segmento de inclusão social das pessoas com deficiência. Brasília, 29 de abril de 2016 – Deputada Distrital – Celina Leão. Câmara Legislativa – Distrito Federal/DF

34 – Comissão TCC:

Banca Examinadora da Monografia de Graduação do (a) estudante Thamires Ingrid Alves Machado com o tema “Acessibilidade multimodal nos meios educacionais tecnológicos para alunos surdos”, do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação (LEA-MSI), apresentada no dia 06/07/2016. Universidade de Brasília – UnB/DF

35 – Participar:

O Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes - “1º Seminário de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda – SAMUPPS”, no auditório da Faculdade de Tecnologia -FT da Universidade de Brasília – UnB, realizado no dia 08 de março de 2017, com carga horária de 8h. Brasília/DF

36 – Comunicação Sinais:

“Representação Conceitual na Criação de Sinais-termo na Língua de Sinais Brasileira – LSB” foi apresentado na modalidade Comunicação Sinais no 1º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais, realizado em Florianópolis, Santa Catarina, no período de 28 a 30 de novembro de 2016. Universidade de Santa Catarina – UFSC.

37 – Cursista de extensão:

Ação de extensão Curso de Línguas de Sinais Estrangeiras: Língua de Sinais Americana – Curso, na Universidade de Brasília, no período de 07 de dezembro de 2015 a 11 de dezembro de 2015, com duração de 15 horas. Universidade de Brasília – UnB/DF

38 – Comunicação sinal:

XII Congreso Internacional de Linguística Gerneral, celebrado em Alcalá de Hernares del 23 al 25 de mayo de 2016, HACE CONSTAR que D. Messias Ramos Costa há participado em el CILG2016 y há presentado la comunicación titulada A atuação da Universidade de Brasília nas pesquisas lexicográficas da Língua de Sinais: sinais-termo e elaboração de glossário bilíngue. Alcalá de Henares – Universidad de Alcalá.

39 – Oficina:

O Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes – Oficina O Contexto da acessibilidade e da mobilidade urbana na LIBRAS, no “1º Seminário de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na Perspectiva da Pessoa Surda – SAMUPPS”, no auditório da Faculdade de Tecnologia -FT da Universidade de Brasília – UnB, realizado no dia 08 de março de 2017, com carga horária de 8h. Brasília/DF

37 – Cursista de extensão:

Ação de extensão Curso de Línguas de Sinais Estrangeiras: Língua de Gestual Portuguesa – Curso, na Universidade de Brasília, no período de 07 de dezembro de 2015 a 11 de dezembro de 2015, com duração de 15 horas. Universidade de Brasília – UnB/DF

39 – Livros DE ESPANHA:

Investigaciones actuales em linguística – Vol. II: Semántica, Lexicología y Morfología.

40 – Livro publica:

Acessibilidade e Mobilidade Urbana na perspectiva da pessoa surda. / Pastor Willy Gonzales Taco, Adriana Modesto de Sousa, Philippe Barbosa Silva (organizadores) – Goiânia: Kelps, 2017. Léxico e Terminologia da Língua de Sinais Brasileira: Discussões Sobre os Conceitos de Acessibilidade e da Mobilidade Urbana na Libras. Gláucio de Castro Júnior / Daniela Prometi / Messias Ramos Costa / Eduardo Felipe Felten / Saulo Machado Mello de Sousa. Universidade de Brasília – UnB/DF

sem fundo 02.png

VEJA O VLOGLIBRAS NO MEU CANAL DO YOUTUBE

bottom of page