Blog Multicultural Bilíngue (Libras-Português como segunda Língua Escrita) do Professor Dr. Messias
Capítulo de Livro
Acessibilidade e Mobilidade Urbana Na Perspectiva da Pessoa Surda
Léxico e Terminologia da Língua de Sinais Brasileira: Discussões sobre os conceitos de Acessibilidade e da Mobilidade Urbana na Libras
Autores: Gláucio de Castro Júnior, Daniela Prometi, Messias Ramos Costa, Eduardo Felipe Felten e Saulo Machado Mello de Sousa
Páginas 65
DESCRIÇÃO
Autor: Pastor Willy Gonzales Taco, Adriana Modesto de Sousa, Philipe Barbosa Silva (org. )
Ano de Publicação: 2017
Editora: Kelps
ISBN: 978-85-400-2070-2
A mobilidade urbana tem se constituído como um grande desafio para os gestores públicos, sobretudo, considerando a realidade nacional onde verificam-se fragilidades no que tange a oferta de transporte público de qualidade. Eis aí um dos desafios para quem pensa em mobilidade como requisito do direito à vida independente: identificar e remover as barreiras, porque as dificuldades estão nos ambientes que produzimos, não nas pessoas.
Código: 677
PALAVRAS SENTIDAS
educação de surdos, cultura, política, tradução e terminologia
Autores: Margarida Maria Pimentel-Souza - Andre Ribeiro Reichert (Orgs.)
CAPÍTULO 3
Enciclopédia visual bilíngue juvenil para surdos: breve amostra de sinais-termo da enciclolibras.
Autor: Messias Ramos Costa
Páginas 45
DESCRIÇÃO
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3531-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3528-1
DOI: 10.24824/978652513531.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Sinopse
Ao lançarmos olhares sobre os capítulos desta obra, vemos que seus autores propalam mensagens verdadeiramente novas sobre a cultura surda, principalmente em seu ponto que mais a representa: a Língua de Sinais, conduzindo a novas interpretações e novos achados promissores.
Não é por menos que os organizadores deste livro tiveram a feliz iniciativa de reunir autores que abordam questões afins, os quais identificam os acontecimentos na essência das experiências vividas por surdos e surdas, em que suas identidades e personalidades, marcadas por signos e significados, desencadeiam discussões sobre a vida surda e resistem à exclusão social e etnocídio cultural. É com razão que a Pedagogia Surda é empoderadora! Ela ajuda a pensar muito além do que é costumeiro pensar. Ela indica à pessoa que “se sirva da visão” para a compreensão do mundo, das situações cotidianas e de suas interações.
Se posso falar assim sobre este livro é porque vivo a experiência de ser Surda e de compartilhar desta inquietude a que estamos sujeitos por sermos Surdos. Então, este é um livro adequado para ler o novo, que vai sendo colocado por novos autores acadêmicos, dedicados e apaixonados pela continuidade da descoberta de um mundo novo dos Surdos e para os Surdos.
Gladis Perlin